Review A Ilha do Conhecimento

Review de Coisas


Capa do livro

       Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! O review de hoje será sobre o livro A Ilha do Conhecimento cujo autor é Marcelo Gleiser. Este livro foi oficialmente lançado em 2014 pela editora Record e seu assunto principal é a ciência, filosofia e história. Uma das premissas do livro é esclarecer algumas dúvidas comuns de pessoas que geralmente não estudam ciência tornando este assunto mais fácil de ser compreendido, até mesmo as ideias mais modernas e ainda nebulosas. O autor ainda aborda a vida e  realizações de grandes pensadores da antiguidade como Platão e Aristóteles, que tem suas ideias comparadas com as atualmente usadas, mas também escreve sobre os avanços recentes como por exemplo a física quântica e a relatividade, dois tópicos muito estudados ainda hoje por cientistas de ponta na busca da explicação dos mistérios do universo.
Se quiser continuar lendo a review clique em mais informações, aqui embaixo:

       Sem sombra de dúvidas, o autor merece muitos créditos em relação à abordagem dos tópicos no livro, pois realmente eles estão muito simples de serem entendidos. Veja como exemplo este trecho extraído de um dos capítulos do livro:

"[...] A natureza do calor era um mistério que desafiava cientistas há séculos. A dificuldade vinha de relacionar o calor com a combustão, o processo de queima de uma substância. Primeiro, foi o flogisto - proposto em 1667 pelo alquimista e médico alemão Johann Joachim Becker -, uma substância meio mágica, supostamente responsável pela combustão. Segundo Becker, as chamas apareciam quando as substâncias em combustão liberavam flogisto; uma substância sem flogisto não queimava. A hipótese foi questionada quando se verificou que metais ganham peso ao serem queimados. Cientistas responderam atribuindo propriedades cada vez mais exóticas ao flogisto. Segundo alguns, tinha peso negativo, enquanto, segundo outros, era mais leve do que o ar. Essa tendência não é incomum em ciência: quando uma ideia atraente começa a falhar, hipóteses cada vez mais estranhas e excêntricas são propostas para salvá-la. Quanto maior o desespero dos cientistas, mais exóticas são as hipóteses. Apenas em 1783, quando os experimentos do grande químico Antoine-Laurent Lavoisier demonstraram que a combustão requer a presença de um gás com peso (o oxigênio) e que em toda reação química a massa total dos reagentes permanece constante, é que o flogisto foi abandonado. [...]"

       Mas o maior mérito do livro, em minha concepção, é que ele explica que a ciência conhece muito pouco do universo, fazendo uma analogia, o universo seria um mar gigantesco para ser descoberto e a ciência uma ilha no meio deste mar que cresce vagarosamente à medida que novas descobertas são feitas e novas teorias são apresentadas.
      Sobre o autor seguem as seguintes informações: Marcelo Gleiser (Rio de Janeiro, 19 de março de 1959) é um físicoastrônomoprofessorescritor e roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por seus lecionamentos e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do país. Escreveu oito livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão do BrasilEstados Unidos e Inglaterra, entre eles, Fantástico. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. [Fonte: Wikipédia].

       Então, sem mais delongas, a minha opinião sobre o livro é que ele é MUITO BOM, atende ao que propõe, e com certeza eu o recomendaria à outras pessoas.

Comentários